PESQUISA IMPLICANTE: em qual desses candidatos “outsiders” você votaria em 2018?

Falamos há pouco da crise por que passa a “velha política” e o fato de que isso já repercute em números: pesquisa nacional aponta que 50% dos eleitores não votariam no PT e 47% não votariam no PSDB. É mais um ingrediente para a figura do “outsider”, ou seja, alguém dissociado dos quadros tradicionais dos partidos ou mesmo do mundo político.

CLARO que se trata de um conceito amplo e, se fosse para levar ao rigor extremo da coisa, quase ninguém se encaixaria. Assim, juntamos os nomes mais citados como “de fora” do quadro político ou do caciquismo tradicional de determinado partido.

Feitas as ressalvas, aí está:


Se a pesquisa não apareceu acima, tente por aqui.

Observações: Este levantamento ficará no ar por uma semana e não tem qualquer caráter científico nem eleitoral ou qualquer coisa do tipo, tanto que inclui integrantes ainda não indicados nem mesmo extra-oficialmente. Sim, como dissemos, alguns nomes já estão na “velha política” e usamos a mais ampla elasticidade do termo “outsider” para fazer uma consulta minimamente razoável com nomes possíveis, tenham também um pouco de paciência quanto a isso :D

(*) – Jair Bolsonaro é do PSC, porém já declarou que concorrerá por outra legenda;
(**) – Joaquim Barbosa é aventado como possível nome do Rede, mesmo partido de Molon, mas não há qualquer filiação oficial nem nada do tipo, então deixamos em branco.