Petição para o impeachment de Gilmar Mendes já tem mais de 600 mil assinaturas

Em primeiro lugar, caso alguns não saibam, é sim possível pedir o impeachment de um ministro do STF. Pois é. Desse modo, assim como ocorreu com Dilma Rousseff e alguns grupos também buscam com Michel Temer, há agora movimento para afastar Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal.

A petição online, até agora, tem mais de 600 mil assinaturas. Precisamente (até a redação deste post), 613.111 pessoas. O objetivo é atingir um milhão de signatários e, ao que parece, talvez seja mesmo possível.

CLARO que uma petição desse tipo não tem efeito jurídico, mas ainda assim a parte simbólica é evidente. Após a atuação no julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, Gilmar Mendes recebeu muitas críticas, especialmente online.

A quem quiser assinar, aqui está.

Internauta cria abaixo-assinado pelo impeachment de Gilmar Mendes, Toffoli e Lewandowski

Antes de tudo, caso alguém não saiba, é sim possível pedir o impeachment de ministros do STF.Pois é. Mas sigamos.

Após a (por assim dizer) polêmica decisão de tirar José Dirceu da prisão preventiva, os ministros que assim decidiram passaram a sofrer críticas na web. E agora, surge também um abaixo-assinado criado por José Luiz Maffei, de São Paulo.

Hospedada na plataforma Change.org, a petição diz o seguinte:

“Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandovski proferiram diversas vezes decisões que contrariam a lei e a ordem contitucional. A recente soltura de Réus como José Dirceu e Eike Batista demonstra o descaso com o crime continuado e a obstrução à justiça que, soltos, eles representam. Gilmar Mendes, especialmente, concede reiteradamente habeas corpus a poderosos (Daniel Dantas recebeu dele um habeas corpus num domingo) , demonstrando julgar com parcialidade e a favor de interesses que nem sempre coincidem com o bem comum”

Na prática, embora legalmente cabível, seria muito difícil obter vitória. Mas o abaixo-assinado, ainda assim, representa o descontentamento de muitos.

Até o momento em que este post foi escrito, o pedido contava 6.027 assinaturas.