Para Sergio Moro, “apenas a prisão preventiva” foi capaz de encerrar carreiras criminosas

Hoje foi deflagrada a Operação Asfixia, fase 40 da Lava Jato, na qual foram presos 3 ex-gerentes da Petrobras. Um dos focos é o uso indevido da Lei de Repatriação do início de 2016, sobre o que falaremos mais tarde.

Agora, vale ressaltar o o seguinte trecho:

“Os elementos probatório, em cognição sumária, são, portanto, no sentido de que se tratam de outros intermediários de propinas em contratos públicos, como os anteriormente identificados Alberto Youssef, Fernando Antônio Falcão Soares, Júlio Gerin de Almeida Camargo e Milton Pascowitch, entre tantos outros identificados no âmbito da assim denominada Operação Lavajato, e que fazem do ilícito e da fraude a sua profissão. Apenas a prisão preventiva foi capaz de encerrar as suas carreiras delitivas, sendo ela aqui também necessária.” (grifamos)

Como se sabe, a 2ª Turma do STF recentemente refutou a prisão preventiva de José Dirceu e isso pode abranger também outros na mesma situação.

A Lava Jato continua, mas agora há novos obstáculos.

Efeito STF: assim como José Dirdeu, outros 20 presos da Lava Jato também podem ser soltos

Como é sabido, o Supremo Tribunal Federal decidiu por soltar José Dirceu, pois ele estava em prisão preventiva sem condenação em segunda instância. Diante disso, outros presos da Lava Jato também podem ser soltos, e a lista não é pequena, pois 20 estão nessa situação.

Entre eles, Eduardo Cunha, Antonio Palocci e Sergio Cabral. Ao mudar o entendimento sobre prisão preventiva, o STF abriu caminho para isso.

TRF 4

Outro viés da decisão do Supremo é que as atenções agora se voltam ao TRF da 4ª Região, que julga os recursos da Lava Jato. É a instância que revisa as sentenças de Sergio Moro. O referido juiz, aliás, já condenou 90 pessoas em 28 processos.

Liberdade de goleiro Bruno não deixa dúvidas: nossas leis penais precisam de mudança urgente

Entre tantas ideias estapafúrdias, a esquerda milita contra as penas mais duras. Segundo o esoterismo canhoto, a hipótese de ficar preso muitos e muitos anos não faz com que as pessoas cometam menos crimes. Claro que não há qualquer prova nesse sentido, é tudo crendice ideológica.

Desta feita, TODO nosso sistema penal é elaborado com um pouco desse ranço. Cumpre-se um tempo X no regime fechado, ganha-se o benefício do semiaberto e assim por diante. Mesmo a prisão depois do julgamento em segunda instância recebe críticas severas dos militantes judiciários.

Pois deu no que deu. E às vezes é preciso um caso de comoção nacional para que todos percebam como funciona nosso sistema.

Neste caso, o goleiro foi condenado, mas em primeira instância, de modo que estava preso ainda na “preventiva”. E por seis anos. E então o ministro Marco Aurélio, do STF, concedeu liberdade a ele. Mesmo condenado.

Culpa do juiz? Culpa do Supremo? Nada disso. As leis são assim e casos similares acontecem o tempo todo.

Fundamental, portanto, que a legislação seja revista, agora sem crendices ideológicas.

Janot pede prisão de Cunha, Renan, Jucá e Sarney. Mas e o Mercadante?

Aloizio Mercadante - Dilma Rousseff - Rodrigo Janot

Em primeiro lugar, merece APLAUSO toda medida contra político corrupto. Ponto. E é bom que fique claro o básico mais óbvio: só um dos lados tem “bandido de estimação” e chama criminoso condenado de “herói do povo brasileiro”. Nós, não. Desse modo, tem mais é que requerer ordem de prisão para todos.

Maaaaas – e há sim um “mas” imenso aí -, por que Rodrigo Janot não pediu também a prisão de Aloizio Mercadante?

Sim, pois a base para requerer as prisões preventivas de Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney foram gravações em que estariam tentando atrapalhar a Operação Lava Jato. Ok, ok. Se esse é o critério, então por que diabos nada aconteceu com Mercadante, então ministro de Dilma, que foi flagrado numa conversa PELO MENOS MIL VEZES MAIS CONSTRANGEDORA?

Aí complica, não é mesmo? Aliás, o próprio então ministro de Dilma Rousseff deu uma sumida depois desse evento desabonador.

ps – o pedido de Janot foi formulado há duas semanas, mas só vazou agora… Por quem? Com qual objetivo? Isso não se sabe, apenas se especula.

URGENTE: MP acaba de pedir a prisão preventiva de Lula

O Ministério Público de São Paulo acaba de pedir a prisão preventiva de Lula, e outros, nos seguintes termos:

“Exatamente a situação da presente investigação criminal que ora se judicializa, consoante será adiante demonstrado, a justificar o decreto de prisão preventiva em desfavor dos denunciados JOSÉ ADELMÁRIO PINHEIRO (LÉO PINHEIRO); FÁBIO HORI YONAMINE, ROBERTO MOREIRA FERREIRA, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, JOÃO VACCARI NETO, ANA MARIA ÉRNICA E VAGNER DE CASTRO.”

O pedido, divulgado pelo site Jota, foi formulado ao Poder Judiciário que poderá ou não deferi-lo. Sim, Lula pode ser preso na hipótese de a Justiça acatar o requerimento do MP.

Lula - Vitima

Aguardemos.